Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

AS LIÇÕES DO FILME BOYHOOD - DA INFÂNCIA A JUVENTUDE



O que o filme Boyhood tem de especial? É um filme que foi filmado durante doze anos e mostra o crescimento físico e psicológico dos personagens e dos atores de forma encantadora e genuína. Conta a história de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tentam criar seus filhos (Manson e Samantha) da melhor forma possível e da relação destes com aqueles conforme o amadurecimento.

Com seis indicação ao Oscar 2015, incluindo melhor filme, roteiro original e melhor diretor, Boyhood traz aquilo que muitos filmes de mesma categoria não trazem. Sem roteiro pronto, as ideias foram surgindo ao longo dos anos, e o diretor Richard Linklater recebia de forma aberta as ideias dos atores.

O filme e o elenco crescia com a narrativa e de forma grandiosa. Linklater procurou introduzir ideias da cultura pop, como por exemplo, quando Ethan Hawke e Ellar Coltrone, conversam sobre a impossibilidade de ter um novo filme da franquia Star Wars. E que por curiosidade foi um momento raro em que as câmaras rodaram enquanto ambos discutiam sobre seu interesse em comum. E na cena clássica em que Ethan dá a Coltrone a coletânea dos Beatles, que curiosamente foi feita pelo próprio ator para dar de presente a sua filha. 

Destaca-se que o papel desempenhado por Patricia Arquette (Olivia) foi maravilhoso. Ela buscou educar seus filhos de uma maneira surpreendente trilhando-os para o melhor caminho, lutou para realizar seus sonhos como mulher, manteve um relacionamento amigável com o pai de seus filhos, entretanto também teve frustrações como, por exemplo, relações que não deram certo, mudanças repentinas de cidade. Tudo isso na busca do melhor para todos.

Não podemos deixar de fora o papel desempenhado pelo brilhante Ethan Hawke (Manson Sr). Um pai que se manteve presente na vida de seus filhos, procurou dar o seu melhor para vê-los felizes.

Um filme com roteiro impecável, digno realmente de Oscar, porque retrata um cotidiano familiar muito intenso e que muitos poderiam se identificar. Além dos mais, mostra angústias que vivemos na atualidade, ou que, mais cedo ou tarde, poderemos sentir e vivenciar.

Ao assistir esse filme, você se depara com o tempo passando cada vez mais rápido, sem ao menos darmos conta. Nossas escolhas, nossa adolescência, nossa fase adulta, nossas dificuldades, nossos sonhos, rebeldias, renúncias, amores, enfim,  são detalhes nesse filme que condizem muito com nossa realidade e que nos seguirão por muito tempo.

Link para acesso ao trailer do filme (só clicar): Filme Boyhood


Referência: http://lounge.obviousmag.org/das_artes/2015/01/boyhood.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário