Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA


Que comemos muito mal, é a uma realidade. Então, pensando nisso o Ministério da Saúde acaba de lançar o Guia Alimentar para a População Brasileira, que é ilustrado, bem elaborado e completo com uma linguagem simples e bem didática. Esse guia foi elaborado em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), órgão da Universidade de São Paulo (USP), a publicação traz informações muito importantes para alimentar-se bem, com saúde e com prazer.
O guia, segundo a doutora em Saúde Pública e integrante do Nupens, Maluh Barciotte foi feito para cada cidadão e suas famílias, para os gestores públicos, educadores e para todos os que possam influenciar na melhoria das escolhas alimentares da população.
Esse guia tem como objetivo facilitar as escolhas alimentares tendo como base informações embasadas nas pesquisas mais recentes, além de valorizar as tradições culinárias, a biodiversidade e o trabalho dos agricultores familiares. Segundo Maluh são poucas as pessoas que tem a informação de que 70% dos alimentos consumidos aqui no Brasil são provenientes de pequenos produtores rurais.
Para se ter uma ideia do guia, abaixo será especificado os 10 passos básicos, pois há outros no guia, para manter uma alimentação adequada e saudável:  

1- Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3 – Limitar o consumo de alimentos processados;
4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6 – Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8 – Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9 – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Ressalto, que o guia é gratuito e está disponível no link abaixo em que você poderá lê-lo no próprio site ou baixá-lo em pdf.
Eu já comecei minha alimentação saudável cortando vários alimentos e incluindo outros muitos mais saudáveis, demorei um pouco para "cair na real", mas nunca é tarde para começar. Então mude seus hábitos e bom apetite!

Para ter acesso ao guia é só clicar no link, que te levará a um aviso de redirecionamento, depois é só clicar na primeira informação.

Referências: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/um-guia-para-comer-bem/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_sustentavelnapratica

Nenhum comentário:

Postar um comentário